Lista #19: Universos Expandidos nos Quadrinhos

Muitas vezes quando terminamos um filme, seriado ou game ficamos com um gostinho de “quero mais”. Ou talvez gostamos tanto de um personagem que gostaríamos de saber mais sobre ele, talvez seu passado misterioso ou o que aconteceu após a saga na tela. Pois algumas vezes universos são expandidos para fora de suas mídias originais e vão parar nos quadrinhos. Aqui tenho alguns exemplos que vão saciar seu desejo de mais de um universo ou de outro.

Mad_Max_Fury_Road_graphic_novel_front_cover

Publicado pelo selo Vertigo e tendo a mão de George Miller agindo diretamente no roteiro das histórias, temos o algumas fatos anteriores dos personagens principais de Mad Max: Nux, Immortan Joe, Furiosa e Max. São histórias pequenas com a origem ou a explicação de algo importante apresentado no filme.

A história de Nux mostra como ele saiu do colo de sua mãe e foi para os braços de seu amado e cultuado Immortan Joe. Furiosa é mostrada sendo carcereira e depois a planejadora da fuga das esposas do vilão. Mas a mais interessante certamente é a do próprio Immortan Joe, onde mostra não só a sua origem, como a origem de seus “irmãos” e de suas respectivas cidades: Cidade da Gasolina, Fazenda de Balas e a Cidadela.

A arte de Leandro Fernandez e Riccardo Burchielli é muito boa e característica, com traços fortes nas sombras e quadros abertos lindos. George Miller teve o auxílio de Mark Sexton e Nico Lathouris para mostrar mais deste mundo violento e destruído que amamos tanto.

Xh5l869b

A aclamada saga de jogos Assassin’s Creed é um dos melhores universos para se expandir. A história de todos os games é baseada na premissa que existiu uma irmandade de assassinos que mudaram o curso da história mundial, tornando-a o que conhecemos hoje. Com isso em mente, eles podem criar um assassino em qualquer momento histórico, como foi feito nos games: Renascença, Cruzadas, Era da Pirataria, Revolução Americana e Francesa e outros.

A expansão logo foi para os quadrinhos com histórias se passando na Primeira Guerra Mundial, Índia no século XIX, Antigo Egito e nos tempos atuais. Muitos personagens são introduzidos e personagens conhecidos são mais explorados. As histórias têm variados roteiristas e artistas, todos muito cuidadosos com a consagrada franquia e com seus respectivos fatos históricos. Sendo lançados pela Ubiworkshop (uma extensão da empresa que criou os jogos), Les Deux Royaumes e Titan comics. Alguns já foram lançados em português e são facilmente encontrados, enquanto outros ainda serão publicados.

Star_Wars_1_Cassaday_cov-2400x1200-746103676315.jpg

Talvez o maior universo expandido de todos os tempos nos quadrinhos, e neste caso, literalmente “universo” expandido. A amada Saga Star Wars tem sido expandida a anos dentro de várias mídias, jogos, livros, animações, mas nos quadrinhos Star Wars explode.

Temos adaptações dos filmes com informações extras, histórias entre o que aconteceu entre um filme e outro, o que aconteceu depois da rebelião com os nossos personagens mais queridos, personagens novos, criaturas novas, guerras novas, praticamente tudo que já imaginaram, já colocaram nas páginas de quadrinhos. Hoje estão sendo lançados alguns títulos no Brasil nas bancas, alguns encadernados nas livrarias e muito mais coisas em lojas online.

Dentro de um universo, com galáxias e mais galáxias, as opções de histórias instigantes, personagens carismáticos e aventuras eletrizantes são infinitas. Mas para aqueles que não querem se aventurar em novos personagens e preferem se aprofundar nos clássicos, a carga emocional adicionada em várias histórias de Darth Vader, Luke ou Leia é maravilhoso.

Muitas vezes queremos mais de algo que nos fora apresentado, mas os criadores não nos dão por respeito a obra original ou medo de que fuja do conceito. Mas quando isso é feito com carinho e cuidado, como nos exemplos citados, isso acrescenta muito mais valor, acaba por dar mais credibilidade ao universo proposto, e nos deixando mais conectados a eles. Sempre chequem se seu universo preferido tem alguma expansão, pois vocês podem encontrar algo muito maior e melhor do que a obra original sozinha.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s