Yellow Sounds #37 – Is This It (2001)

“I am too young and they are too old…”

is this it

Por muitos anos, pensei em Julian Casablancas como um menino do cabelo seboso que fazia um rock um pouco meloso. E que eu não gostava. Como alguém do final da década de 80, não aprendi a pensar que 1998 foi há um tempinho bom e que o The Strokes existe há quase duas décadas. Tempo suficiente para terem nos dado um álbum dentre os “1001 discos para ouvir antes de morrer”.

Toda essa reflexão veio por uma breve sequência de eventos: lançamento do novo EP, primeiros shows de 2016, primeira entrevista em 10 anos… Não fossem as redes e eu não estaria sabendo de nada disso e foi aí que me vi diante da oportunidade de conhecer mais da banda de Casablancas. Por falar nisso, ontem foi aniversário do baterista Fabrizio Moretti, que é brasileiro o/

strokes1

Is This It é o álbum de estreia da banda americana – que eu sempre pensei ser britânica (??). À época, eles tinham seus vinte e poucos anos e é bem provável que seja essa a imagem que carrego em minha mente até hoje (algo sobre resistir ao meu próprio envelhecimento, talvez. Assunto para alguma coluna mais reflexiva do Erik).

Acredito que, se tivesse tido contato com o som quando foi lançado, poderia ter me identificado bem mais. Ainda assim, e como o tempo parece ter uma ligação aqui, fui me entregando um pouco mais faixa a faixa.

Soma foi a primeira a chamar minha atenção, pulando para Someday*, depois para Last Nite* – aquela que todos conhecemos. Hard To Explain, Trying Your Luck e Take It Or Leave It fecham a minha lista. De todas essas, as sinalizadas* foram lançadas como singles.

Para o meu relacionamento com The Strokes, ouvir esse primeiro álbum não foi o suficiente para dizer que teremos algo duradouro. Por ter ouvido e gostado de algumas músicas do novo EP, Future Present Past, pode ser que eu me dedique a conhecer a discografia completa e saber mais do caminho percorrido pela banda de 2001 para cá. Vale a pena?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s