Segundas Impressões #05 – Yu Yu Hakusho

Dessa vez decidi rever um dos meus animes favoritos, e uma verdadeira pérola da dublagem brasileira, Yu Yu Hakusho. O anime conta a história de Yusuke Urameshi, um aluno valentão e despreocupado que só sabia entrar em brigas, até que ele acaba morrendo ao salvar uma criança de um atropelamento. Após esse belo ato inesperado, Koema Jr, chefe do mundo espiritual, fica sem saber o que fazer com ele, pois alguém como Yusuke jamais poderia ir para o Céu – e um ato daquele também não o deixava ir ao inferno. Sem saber o que fazer e com pouca paciência, o chefe do mundo espiritual manda sua assistente Botan passar uma série de tarefas para que o jovem brigão possa ressuscitar e purificar sua vida. Então a aventura do Detetive Espiritual Yusuke Urameshi começa.

yu_yu_hakusho_by_lecatinga-d4e0uxn.jpg

Uma história estranha com um início lento e um tanto engasgado. Confesso inclusive que me forcei a pular alguns episódios do início devido à lentidão do desenrolar do trama. O primeiro arco conta com o jovem Yusuke aprendendo sobre o mundo espiritual, suas novas técnicas e como reconhecer e enfrentar Onis fugitivos na terra. Porém a ausência de um vilão de peso durante o primeiro arco é um grande problema, além da própria fraqueza de Yusuke: nosso heroi, que possui um dos golpes especiais mais legais da história dos animes, era limitado a usa-lo uma única vez ao dia. O problema era o fato de sua grande inteligência e falta de respeito aos outros fazerem ele gastar sua técnica dos modos mais idiotas e inapropriados possíveis. Esses e alguns outros problemas menores dão uma falsa primeira impressão de um desenho chato sem grande futuro.

2739922413976075976_jpeg___1_500_1_500_cb94de6a_.png

Passada a primeira onda de episódios e todos os personagens principais apresentados, temos um grande salto de qualidade na história, na velocidade da trama, nas lutas e na aventura em si. Yusuke, após um longo treinamento com uma mestre marcial, passa a usar suas habilidades com maior desenvoltura e sem seus antigos limites. Kuwabara, um dos personagens secundários bobalhões do início da trama, passa a se tornar mais importante e a ser um dos grandes pontos positivos do anime, seja por seu caráter ou pelo alívio cômico mais forte nele. Hiei, o primeiro real antagonista da série, se torna aliado de Yusuke em busca de poder para ajudar sua irmã. Por ultimo temos Kurama, um Yokai que vive no corpo de um humano e vive à procura de meios de salvar sua mãe humana. A mescla de personalidades dos quatro traz um ar divertido em meio à tramas um tanto rasas.

Yu_Yu_Hakusho017.jpg

Rever Yu Yu Hakusho me fez pensar sobre o que realmente faz um bom anime. Diferente de Samurai X, que já falei aqui, Yu Yu Hakusho tem uma história rasa, não se obriga a dar explicações e tem um início bem chato, mas ainda assim é um excelente anime. Antes mesmo de chegar à metade do anime, já era notável o grande carisma e química entre os personagens principais e também entre os vilões. O bom humor também  é outro grande carro chefe da franquia, apesar de não ser exatamente uma comédia. Em resumo, Yu Yu Hakusho é uma história bem divertida de se ver. Por isso recomendo a todos assistirem ao menos uma vez, principalmente na dublagem brasileira e, aos que já viram, os convido também a fazer uma nova visão, pois saber as partes ignoráveis só deixa a história ainda melhor.

***

Leia Também

Nosso último Segundas Impressões sobre Pokémon.

Um resenha sobre um outro anime interessante, Nanatsu No Taisai: The Seven Deadly Sins.

E uma coluna sobre a variação das histórias nos jogos.


Um comentário sobre “Segundas Impressões #05 – Yu Yu Hakusho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s