Primeiras Impressões: Arrow (4ª Temporada)

“Meu nome não é Oliver Queen”

Depois de cinco anos numa ilha e três temporadas, Arrow continua sendo um sucesso em relação a adaptação de um quadrinho para TV. Não só trouxe diversos elementos, e claro, muitas referências das HQ’s, como fez com que os quadrinhos do Arqueiro Verde mudassem o visual do antigo Arqueiro.

11950240_605739956230707_2130469632650908219_o.jpg

Outra jogada brilhante é como eles introduzem personagens dos quadrinhos na série para uma semana mais tarde anunciarem que ele terá uma série própria. Assim foi com Flash (que deu muito certo), e agora com Atom que vai estrear em Legends of Tomorrow, junto com outros heróis e vilões que já apareceram ou vão aparecer (depende do quanto você já assistiu).

Antes de mais nada, vamos voltar um pouco, pois tiveram muitas reviravoltas e mentiras nos episódios anteriores. O playboy bilionário Oliver Queen (Stephen Amell) retorna depois de cinco anos desaparecido e com o objetivo de purificar sua cidade, ele então descobre que pode contar com a ajuda de seu guarda costas John Diggle (David Ramsey) e de Felicity Smoak (Emily Bett Rickards). Ao longo das primeiras temporadas vimos vilões querendo destruir a cidade (Malcolm Merlyn), a procura de vingança (Slade Wilson) ou tentando levar o protagonista para o lado sombrio (Ra’s Al Ghul). O time Arrow sempre tentou impedir os planos dos vilões, eles tentaram mesmo, deram tudo de si, até o atual episódio pelas minhas contas tivemos 7 personagens mortos (tudo bem que a maioria voltou, um deles três vezes). Pra quem está acostumado com as HQ’s ,isso é comum, mas, numa série de TV, não é um recurso que deva ser usado com frequência, pois a morte de um personagem pode perder sua carga dramática.

arrow .jpg

(Da esquerda para direita: Antigo Arqueiro Verde / Série de TV / Novos 52)­­­

Ao longo do tempo a série se tornou mais “dark”, e com a morte de personagens importantes o clima ficou pesado. Constantemente víamos Oliver tendo que se explicar por mentir para todos e guardar segredos, alguns realmente importantes (ou um grande vacilo), outro sempre foi, obviamente, sua identidade secreta. Com isso a série mostrou o que é difícil ver nos quadrinhos, é emocionalmente difícil ser um herói mascarado.

Voltando ao presente. Com o início da quarta temporada, o diretor prometeu que essa seria uma temporada mais “light” que traria luz à vida do Arqueiro. E agora que um dos mais poderosos e perigosos vilões foi derrotado, Ra’s Al Ghul, em teoria seria para vir um inimigo ainda mais poderoso (difícil). Eis que surge Damien Darhk (Neal McDonough), o antigo herdeiro de Ra’s que resolveu abrir sua própria Liga de Assassinos (H.I.V.E.), além disso ele traz consigo o que faltava no universo televisivo da DC, a magia. O misticismo não foi de fato utilizado até então, e quando apareceu, tentaram achar uma explicação científica (falhando miseravelmente).

De fato, é possível ver uma mudança na forma como o time Arrow tem agido na nova temporada. Pra começar, Oliver finalmente assume a alcunha de Arqueiro Verde (depois de Vigilante, Encapuzado, Arqueiro e Um Maluco com um arco), outra coisa que mudou de nome foi a cidade, agora chamada Star City em homenagem a Ray Palmer (Atom) que morreu na temporada anterior e que também é o nome original da cidade nos quadrinhos.

Por último mas não menos importante tenho que falar dos “crossovers”, em temos a aparição de personagens de outras séries. Desde o início de Flash, o velocista tem seus momentos de glória em Arrow e também o contrário, geralmente é um episódio que começa em uma das séries e termina na outra. Em Arrow tivemos a aparição de ninguém menos que Constantine que apareceu para resolver um problema místico. Sua aparição foi breve, mas marcante e eu espero que ele apareça de novo (ou ganhe sua série de volta).

the-flash-v-arrow-poster-designs-508739.jpg

Por fim, vimos que o clima entre os personagens ficou mais descontraído e o que foi prometido pelo diretor foi cumprido até Damien Darhk ficar irritado, agora vamos ver como vão resolver esse problema na continuação da temporada. Espero realmente que continuem o bom trabalho que trouxe uma grande melhora desde a queda de qualidade da terceira temporada.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s