Núpcias Reais (1951)

“ – Eu estava tão feliz que, de repente, tudo que eu queria era dançar. Então pensei, se eu dançasse quando estivesse feliz, eu deveria ser feliz se dançasse.”

Núpcias Reais - cartaz

Título: Núpcias Reais (“Royal Wedding”)

Ano: 1951

Diretor: Stanley  Donen

Pipocas: 8,5/10

Para o texto de hoje, tinha pensado em aproveitar a entrada no “Mês do Terror” para deixar uma sugestão de algum bom título do gênero. Só que, mesmo meu sono sendo totalmente à prova de filmes de horror, percebi que não estava em uma vibe propícia. Então decidi reviver sensações boas e compartilhar a primeira obra que viesse à minha mente e se enquadrasse nesse perfil. O sorriso instantâneo em meu rosto diz bastante sobre o filme escolhido.

“Núpcias Reais” foi o primeiro filme que Stanley Donen dirigiu sozinho. Donen é um grande nome dos musicais, que se envolveu na direção e co-direção de clássicos, como “Cantando na Chuva” e “Cinderela em Paris” (motivo suficiente para amar essa pessoa).

Com uma história bem simples, o destaque de “Núpcias Reais” fica por conta das performances musicais encantadoras dos protagonistas, Fred Astaire e Jane Powell, esbanjando carisma e entrosamento. Eles interpretam Tom e Ellen Bowen, uma dupla de irmãos cantores e dançarinos (inspirado na parceria real de Astaire com sua irmã Adele) que recebe o convite de levar para Londres seu espetáculo de sucesso na Broadway. A viagem dos dois acaba coincidindo com a época em que a cidade está se preparando para o grande evento do casório da Rainha Elizabeth II, pano de fundo do filme.

Casamento Real II

Tom e Ellen ficam na situação típica de comédia romântica de pessoas avessas a relacionamentos sérios, mas que mudam de ideia ao se apaixonarem perdidamente. Entretanto, mesmo com esse lado previsível, é notável como um filme despretensioso dos anos 1950 tem protagonistas mais interessantes que muitos roteiros atuais. Tom, com sua mente aberta e carisma, e Ellen, com sua autoconfiança e espírito livre, vão nos conquistando dentro e fora do palco.

Falando em palco, que deleite são os elementos musicais! As coreografias são muito inventivas, cheias de vida, inseridas em apresentações de uma qualidade que virou marca registrada da equipe de produtores liderada por Arthur Freed na MGM (também responsável por “Cantando na Chuva” e por “O Mágico de Oz”). Números aparentemente triviais acabam se tornando em demonstrações de grande criatividade e de amor pela dança. Jane Powell estava em seu auge, cantando e dançando divinamente, acompanhada pelo brilhantismo de Fred Astaire.

Nesse filme temos o prazer de ver solos marcantes de Astaire, que evocavam sua técnica e talento extraordinários. Fred dá uma verdadeira aula de ritmo com seu metrônomo, torna um porta-chapéus em um excelente parceiro de dança, além de sapatear pelas paredes e pelo teto em uma famosa cena do cinema, na performance de “You’re All The World To Me”.

Casamento Real III

Aliás, vale ressaltar que essa cena foi filmada sem cortes, em um cenário dentro de uma estrutura suspensa e giratória, com os móveis fixados ao chão (técnica parecida foi usada em diversos outros filmes, como “2001: Uma Odisseia no Espaço” e “A Origem”). O resultado foi algo absolutamente extraordinário, cativante e inesquecível.

Da valsa ao sapateado, “Núpcias Reais” é um filme despretensioso que desfila elegância, suavidade e divertimento. E quem não gosta de se divertir? Se você curte musicais e procura algo leve, vá lá correndo assistir ao filme. É provável que ele deixe um sorriso em seu rosto também.

 

Bônus:

O filme caiu em domínio público e encontrá-lo na internet é relativamente fácil.

Versão online em boa qualidade, mas sem legendas, infelizmente.

Versão online com legendas em português, mas com baixa qualidade. Não desanime, imagino que não deve ser difícil encontrar cópias em boa qualidade legendadas.

Trilha sonora, para fãs mais roots de musicais. Chamem o Guinness, pois há uma música com o título de “How Could You Believe Me When I Said I Loved You When You Know I’ve Been A Liar All My Life”.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s