Mike Birbiglia: My Girlfriend’s Boyfriend (2013)

50% dos casamentos terminam em divórcio. Só os primeiros casamentos, aliás. Os segundos, de 60% a 62% terminam em divórcio. Os terceiros, de 70% a 75% terminam em divórcio. É uma curva de aprendizado.”

MY GIRLFRIEND'S BOYFRIEND CARTAZ

Mike Birbiglia: My Girlfriend’s Boyfriend

Ano: 2013

Roteiro e elenco: Mike Birbiglia

Direção: Seth Barrish

Pipocas: 8,5/10

Sou fascinada por comédia em pé (stand-up comedy) e gosto de prestar atenção nos diferentes estilos e até de ver algumas entrevistas de vez em quando, com comediantes falando sobre o processo de criação e apresentação. É uma arte muito difícil, que exige trabalho meticuloso e muita prática. Só assim o artista consegue ir moldando cada variável de seu material; texto, ritmo e estilo – além de saber sentir cada tipo de público e se conectar com ele – são apenas algumas das variáveis que o comediante vai construindo através do exercício.

Para mim, um dos mais fascinantes dentre esses elementos é a conexão com o público. Desde o perfil mais tranquilo e analítico de Jerry Seinfeld até o super performático e interativo do inesquecível Robin Williams, todos os diferentes estilos e posturas têm em comum a necessidade de estabelecer uma relação quase simbiótica com os espectadores, uma ligação viva e fluida (e que pode ser perdida abruptamente) entre artista e plateia. Isso é algo que existe no teatro como um todo, mas creio que seja intensificado nesse formato, pela crueza da exposição do artista e pela inexistência fundamental da quarta parede.

Montar um show solo de longa duração é, certamente, um passo importante para qualquer comediante de stand-up. Mike Birbiglia já havia mostrado em seu ótimo “Sleepwalk With Me” (2011) que além de um comediante talentoso é um excelente contador de histórias. E é justamente a partir dessa habilidade de Mike que “My Girlfriend’s Boyfriend” (“O Namorado da Minha Namorada”, em português) se destaca do que se vê usualmente em especiais de stand-up. Nele, Mike traz um texto muito bem trabalhado, entregue em uma narrativa quase fílmica e cheia de nuances emocionais.

MIKE BIRBIGLIA

A essência de Mike permanece, com seu humor autodepreciativo e a revelação de passagens muito íntimas de sua vida, sendo  sua descrença na instituição do casamento e o desenrolar de seu namoro com Jenny os fios condutores desse monólogo cômico. Só que Mike vai adicionando a esse arco principal uma série de outras pequenas histórias e digressões que, aos poucos, vão se conectando e exemplificando comportamentos e crenças atuais dele. Mike faz flashbacks dentro de flashbacks sem perder o texto, o ritmo ou o público – algo formidável.

Em vez do formato de uma piada atrás da outra, ele vai dividindo com o público suas histórias e sentimentos. Passando por beijos rejeitados, relacionamentos falidos, pelo costume de Mike acreditar estar sempre certo e até mesmo por momentos dramáticos de quase morte, a entrega do texto é bastante casual, deixando os momentos mais performáticos para passagens mais pontuais, como na hilariante (hilariante para nós, traumática para ele) experiência de Mike no brinquedo O Misturador.

De maneira muito hábil, Mike provoca risos ao mesmo tempo em que nos convida a refletir sobre a vida e sobre o amor. Ao nos conduzir em uma análise de certo momento humilhante do passado, responde cinicamente à reação da plateia dizendo,“Eu sei. Estou no futuro também.” Com isso ele demonstra que podemos aprender muito com o passado, mas também que podemos ser um pouco injustos nas críticas ao nosso “eu” anterior, afinal, já sabemos o que aconteceu e o que deu errado.

“My Girlfriend’s Boyfriend” não é um especial de stand-up de gargalhadas, mas de muitos risos e de surpreendentes momentos emocionais. E o fato de acabar com “I Will Follow You Into The Dark” talvez (com certeza) tenha tornado esse especial em algo ainda mais irresistivelmente cativante para mim. Uma delícia de assistir.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s